23 de janeiro de 2010

Sopa de beterrabas

Fiz uma deliciosa sopa de beterrabas - a inspiração veio de um programa que vi no canal Gourmet. Até então, a única sopa com beterrabas que eu conhecia era a típica sopa russa - o borschtsch.
Essa é bem mais 'moderna', meio doce, de sabor forte e encorpado. Não dá para comer um prato muito grande dela: com os acompanhamentos sugeridos (e olha que nem fiz tão caprichado como sugerido na receita original), ela satisfaz muito.
Vamos aos 'finalmentes' (infelizmente sem fotos, a máquina que estive usando pediu aposentadoria... Já não se fazem mais máquinas como antigamente; essa era do descartável consegue mesmo ser bastante irritante).

Sopa (para 3 pessoas, como refeição):
* 300g de beterraba (com casca mesmo e pedaço do talo) lavadas
* 300g de cebola roxa descascada e cortada ao meio
* 1 dente de alho descascado e cortado ao meio
* aprox. meia xíc. de açúcar mascavo
* 100ml de aceto balsâmico
* azeite de oliva para regar
* sal e pimenta do reino moída na hora

Colocar todos os ingredientes numa assadeira, regar com o aceto balsâmico e o azeite de oliva, temperar com sal (pouco!) e pimenta à gosto. Cobrir com papel alumínio e levar ao forno médio-alto por aproximadamente 30 minutos ou até as beterrabas estarem cozidas. Controlar o cozimento, se estiver ficando sem líquido, acrescentar um pouco de água (eu precisei colocar cerca de meio copo nessa fase).
Colocar tudo como está (é, com a casca da beterraba mesmo) no liquidificador e bater até ficar cremoso. Acrescentar mais água, se necessário.
Essa sopa pode ser servida quente ou fria. Meus pais preferiram comer quente, eu consumi a minha à temperatuera ambiente e estava ótima.

A sopa se complementa com um creme de queijo fresco cremoso e brotos de algo (usei brotos de rabanetes). O creme é feito assim: aproveite o forno (ou a brasa que sobra no fim do churrasco) para assar uma cabeça de alho dentro de papel alumínio. Exprema o creme de alho e misture em uma xícara de queijo fresco cremoso (pode ser ricota processada com leite ou água para ficar cremosa), incorpore também dill (fresco ou deshidratado) e, talvez, um pouco mais de leite ou água para deixar o creme mais fluido. Não achei necessário colocar sal.

Para acompanhar a sopa, a sugestão original é fazer um biscoito bem fininho e crocante, cobrí-lo com queijo de cabra e um chutney de frutas vermelhas. Fiz apenas o biscoito, dessa forma:
* aprox. 1 xíc. de farinha de trigo (originalmente um pouco menos, pois acrescenta sêmola, que eu não tinha)
* 10g de fermento fresco
* 1cc de açúcar mascavo
* uma pitada de sal
* salsinha picada (ou outra erva da qual gostar mais, eles sugerem coentro e menta)
* sementes de Kümmel
* água morna suficiente para dar liga

Misturar todos os ingredientes, unir com a água morna até não grudar na mão (se precisar, use mais farinha) e deixar fermentar em um ambiente quente (deixei dentro do microondas para não pegar corrente de ar) até dobrar de tamanho. Desgasificar a massa amassando brevemente e cortar pedaços. Formar um rolinho (minhoquinha, linguiça - chame como preferir) e abrir a massa com o rolo até ficar bem, mas BEM FININHA. Usar bastante farinha para não grudar na mesada ou no rolo. Colocar sobre uma assadeira polvilhada com farinha e levar ao forno bem quente por aprox. 10 minutos. Saem do forno ainda meio macios e endurecem quando esfriam. Retirar bem a farinha excendente. Rendeu 6 biscoitos bem grandes, poderiam ter sido algo menores.

O prato se monta assim: sirva a sopa num prato fundo ou bowl alto, coloque uma colherada generos do creme de alho num lado, os brotos do outro e um biscoito equilibriado em cima da borda e delicie-se.

***

Espero poder comprar uma nova máquina fotográfica logo, publicar receitas ou assuntos paisagístico-jardinísticos sem fotos tem bem menos de metade da graça...

2 de janeiro de 2010

Quem diria


Quem diria que Mac Donalds drive thru pode ficar com essa cara? Já que Maomé não pode ir à montanha...