20 de novembro de 2008

Voltando no tempo


Eu adorava ler gibís. Quem não gostava?
Num deles veio de brinde um livrinho de receitas. Na época fiz várias delas com a minha mãe, acho que as bolinhas de queijo eram as preferidas. Pena que são fritas, o que me impede de fazê-las atualmente.
Fuçando meus livros, recortes, impressões da internet para me inspirar, resolvi fazer uma das receitas desse livrinho: biscoito sírio. Simples de muito gostoso. Leva apenas farinha, manteiga, açúcar e fermento em pó.
A massa ficou um pouco seca demais para formar rolinhos, pois esfafrelava. Eu não tinha mais manteiga e optei por não adicionar água ou leite. Então formei bolinhos na palma da mão, que foram amassados com o dedão. Isso para que o CSI tenha minha impressão digital para provar que fui eu quem fez, hahaha!

Costela assada


Comprei uma bandejinha de costela bovina e tive a grata surpresa de ser desossada. Pura carne deliciosa.
Tinha planejado um jantar para duas pessoas, mas a ausência de ossos fez com que rendesse para três. Ainda bem, pois houve um comensal com quem eu não contava.
Como sou do contra e uso o forno mesmo num escaldante dia de primavera paulistano, fiz as costelas assadas no forno com um pouco de óleo de milho* , cebolas cortadas em gomos, tomatinhos-cereja cortados ao meio, alecrim seco que foi colhido da planta aqui de casa há alguns (vários) meses. Para temperar, sal gourmet Lebre** e pimenta do reino branca moída na hora.
Para acompanhar, arroz cozido em caldo de legumes caseiro (que eu tinha congelado) e maçã assada junto com a carne e temperada com um pouco de cravo em pó. Além de uma refrescante salada de pepino, alface, cebola e tomates-cereja, todos orgânicos e temperados com limão siciliano, sal e pimenta-do-reino branca.

Aproveitei o forno para assar uma abóbora e os floretes de couve-flor da sopa do post anterior com um pouco de azeite (olha a contradição... toda "regra" tem sua exceção*) e também para assar umas maçãs que serão comidas doces - essas temperei com limão, canela em pau e cravo em pó e deixei meio durinhas para terminar de assar no dia em que forem comidas.


* não gosto do sabor do azeite depois de aquecido... esse eu uso apenas frio, para dar um toque quando os pratos o requerem
** algum blog disse que esse sal gourmet é flor de sal, mas eu discordo... é um sal grosso não tão grosso, com grãozinhos menores que são deliciosos quando mastigados com a comida (use com moderação). Provei flor de sal esse fim de semana e concluí de forma definitiva que o sal gourmet não é flor de sal coisa nenhuma mesmo. Ainda assim, gosto de usá-lo.

Sopa de couve-flor com gorgonzola


A receita é da Fer, do Chucrute. Usei apenas gorgonzola, mas em maior quantidade (umas 2 colheres de sopa). Ficou deliciosa, mas ainda não é "A" sopa de couve-flor que estou procurando. Quero chegar numa que comi há muitos anos num hotel fazenda... Algum dia acerto e nesse meio tempo vou me deliciando com outras, porque nada que leve couve-flor pode ficar ruim!